segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Entrevista com Daniele Barreto!

Mais uma entrevistada, agora vamos conhecer Daniele Barreto, natural de Alagoinhas (Bahia), residente em Salvador. Consultora Política, Advogada e apaixonada por política, traz no seu Blog danielebarreto.com. br, informações sobre política e divulga eventos políticos e de cidadania.

Com um enorme currículo, a bloqueira dentre outras coisas escreve a coluna “Política à Flor da Pele”, publicada em 30 jornais e sites em todo o país, entrevista políticos de projeção nacional no “Dany Barreto Entrevista”, mantém na internet a página “Diário de Notícias Daniele Barreto“, com seleção diária das mais importantes notícias, apresenta o web-programa “Encontro Político e é a primeira e única Consultora Política credenciada no Nordeste e a segunda do Norte-Nordeste”. Ufa... até falta fôlego! RS... Porém Daniele vai falar um pouco de seu lado pessoal, dividir algumas opiniões como ela mesma diz sobre “feminices".


 Drika: De onde partiu a ideia do blog? Como e quando começou?

Daniele: Sempre amei política e trabalho na área desde muito nova. Com o surgimento das redes sociais, passei a fazer comentários sobre os fatos mais importantes do cenário político nacional e tive bom retorno dos internautas. Com isso, surgiu o convite para ser colunista em alguns sites e blogs pelo país. Topei na hora! Mas com o tempo percebi que era necessário ter uma página própria na qual eu tecesse mais comentários, tivesse a liberdade de escrever o que penso sobre a política e contasse um pouco mais sobre o dia a dia de quem trabalha na área. Sentia também a necessidade de ouvir mais os amigos internautas sobre os temas, queria interagir mais, aprender com os leitores e fomentar debates. Foi daí que partiu a ideia do blog. O blog começou em agosto de 2012 e de lá para cá são dois anos com muitos comentários políticos e muito aprendizado com a turma que compartilha e comenta os posts.

Drika: No comecinho de tudo, imaginou que chegaria tão longe em sua carreira profissional?


Daniele: (risos) Não estou nem no meio do caminho! São tantas ideias, tantas sugestões e dicas dos amigos que busco me dedicar cada dia mais ao blog para conseguir implementar tudo que desejo, todos os projetos e sonhos. Fico feliz a cada post, a cada comentário e nova amizade na internet.

Drika: Com tantas funções e obrigações políticas e sociais sobra tempo para pensar em “feminices”?

Daniele: Quase não sobra tempo. (risos) É muito difícil mesmo porque geralmente quem trabalha na política não tem horário fixo nem dia de folga. O trabalho é em tempo integral e isso dificulta a dedicação à vida pessoal. Desde junho, resolvi falar também sobre isso no blog. Além dos comentários políticos, comecei a sentir vontade de abrir mais minha vida e falar do dia a dia de trabalho e das dificuldades que uma mulher enfrenta nessa área.


Drika: Existe algum preconceito ou incômodo com o fato de estar tão engajada no cenário político, sendo mulher, bonita, elegante e ligada à moda?

Daniele: Existe. Independentemente de qualquer característica física ou pessoal, ou opções de vida, o simples fato de ser mulher já gera muito preconceito na área. Por vários motivos, primeiro porque muitas garotas se utilizam de relações pessoais com políticos para galgar espaço na área. Isso desmerece muito o trabalho de quem estuda e se dedica ao aprimoramento profissional, e gera resistências e preconceitos. Além disso, é uma área muito machista, na qual temos que o tempo todo mostrar “competência” e força, para não sermos subestimadas. No Brasil, a política ainda é comandada majoritariamente por homens e, quando temos mulheres se destacando, percebemos que chegaram àquele patamar porque ali foram colocadas por seus pais e maridos... Ou seja, muitas das mulheres que estão na política representam um reforço do preconceito. Isso precisa mudar no Brasil.

Drika: Costuma acessar blogs de moda? Existe algum preferido?

Daniele: Acesso diariamente. Não consigo citar apenas um. (risos) Meus preferios são os blogs “Drika Brito”, “Super Vaidosa”, “Cola na Manu” – que não é sobre moda – “É do Babado”, “Fala, Dantas”, “Garotas Estúpidas”, “Carol Lisboa” e “Blog da Thássia”.

Drika: Em sua opinião, qual a importância das informações transmitidas pelos blogs de moda e afins?

Daniele: O mais importante é o estímulo ao amor próprio. Acho os blogs de moda importantes para estimular a mulher a se cuidar e se amar. Uma mulher que se ama, trabalha melhor, se relaciona melhor com os amigos e familiares, tem mais força para lutar pelos seus sonhos. E não aceita ser diminuída, agredida ou menosprezada. Ensinando sobre maquiagem, roupas, cabelo e moda, as blogueiras fazem um importante trabalho em ensinar sobre dignidade e amor próprio. Isso é fantástico.

Drika: Até onde vai sua relação com a moda?

Daniele: Eu não tinha uma boa relação com a moda até uns 2 anos atrás. (risos) Como comecei muito nova na política, sempre usei roupas fechadas (sem decotes), de cores sóbrias, nunca saias ou acessórios extravagantes. Aprendi que tinha que ser assim. Essa era a forma que achava para evitar brincadeiras desagradáveis e para tentar “me impor”. No interior, passavam isso para mim e eu “comprei” como uma verdade absoluta. Eu estava errada. Estava colocando de lado a minha individualidade e minha personalidade para agradar um suposto grupo. Passei a pesquisar mais sobre moda e descobri a minha identidade. Hoje me visto como gosto, com cores alegres, acessórios chamativos e maquiagem marcada. É assim que sou e a moda me ensinou que a minha personalidade tem que prevalecer a qualquer preconceito ou ditadura.

Drika: As informações de moda passadas pelo blog são experiências e vivencias pessoais? Ou curiosidade e afinidade pelo mundo fashion?

Daniele: Sim, são sempre vivências pessoais. O que falo de moda no blog é relatando o que uso e o que gosto. Sempre. Tento transmitir para as meninas que estão começando a trabalhar com política agora que elas não precisam deixar de exercer sua personalidade para se adaptar à área. Que não precisam usar roupas fechadas e sem cor para parecerem mais sérias ou mais velhas. Que não precisam evitar formas e decotes para não serem assediadas. Que não precisam ter um visual sóbrio para serem respeitadas. Não precisam usar maquiagens discretas para serem competentes. Precisam, sim, se amar, agir de acordo a personalidade e se impor pelo trabalho e amor próprio.


Drika: Considerações finais por Daniele – Danielebarreto:

Daniele: Gostaria de agradecer a você, Adriana, pela oportunidade de falar das minhas experiências e dos meus sonhos e projetos. Obrigada, de coração. E que seu blog cresça cada vez mais. Deixo um forte abraço a você e a cada leitora de seu blog.

Um comentário:

  1. Obrigada pela entrevista, Drika. Fiquei super feliz e estou a disposição sempre. Beijão. :-)

    ResponderExcluir