domingo, 16 de março de 2014

Seu guarda-roupa ou closet é uma bagunça?

Manter o guarda-roupa organizado deixa o seu dia a adia mais prático e ajuda muito o momento de se vestir. E o melhor é organizar da forma que fique mais prático para você. Confira 10 funcionais:


1. Selecione as peças que não usa mais ou que estão muito velhas e retire-as do guarda-roupa. 

2. Separe as roupas em categorias. 

Agrupe, por exemplo, camisas de mangas curtas, mangas longas, lisas, estampadas etc. Para facilitar a procura e deixar o guarda-roupa mais harmônico, organize seguindo o critério de cor (do escuro para o claro ou vice-versa).


3. Use cabides para camisas sociais, ternos, casacos, blusinhas, calças sociais, saias e calças jeans.
 As roupas menos usadas devem ficar protegidas por capas de algodão ou TNT. Assim, você evita o acúmulo de pó e surgimento de mofo.


4. Deixe as gavetas e prateleiras para peças menores. 
Coloque nesses compartimentos roupas íntimas, meias, pijamas, camisetas e regatas (sem detalhes), roupas de academia, moletons, blusas de fio e roupas de lã. Caso sua gaveta não possua divisórias, é fácil encontrar em lojas de departamentos ou utilidades, divisórias que monta e desmonta, facilita bastante.


5. Fique atento ao que deve ou não ser pendurado. 
Roupas de lã não podem ser colocadas em cabides para não prejudicar o tecido. Já blusinhas de tecidos mais finos devem ser penduradas pelas alças para não ficarem marcadas. Uma dica é colocar um adesivo de feltro ou similar em cada ponta do cabide para que as peças não escorreguem.


6. Escolha cabides versáteis, que possa ser usado com diferentes tipos de roupas. 
Os cabides de metal (1) são ótimos para ganhar espaço dentro do armário, porém não são indicados para camisas, pois marcam os ombros. O modelo conhecido como ‘cavado gaúcho’(2), é excelente para as camisas sociais e tem cava para as blusinhas. Para ternos, o melhor são os cabides mais estruturados(3), que não deformam os ombros. Não utilize cabides de lavanderia(4), já que o material pode descascar e acabar enferrujando.


7. Pendure uma peça por cabide.
 O ideal é pendurar uma roupa por cabide para facilitar na hora da procura e não amassar a roupa. Em último caso, utilize cabides com divisórias.

8. Utilize caixas organizadoras. 
As caixas são ótimas para roupas de banho e peças menos usadas (fora da estação).  Uma dica é confeccionar sua própria caixa utilizando caixas de sapatos ou outras e você dá seu toque forrando e customizando.

9. Divida os sapatos por tipo: sapatilhas, tênis, sandálias, sapatos sociais etc.
 Guarde um ao lado do outro e, se não tiver espaço, coloque um pé na frente e o outro atrás. Para proteger os calçados menos usados, conte com a ajuda de caixas transparentes ou caixas com furos, que oferecem maior ventilação, e etiquetas para identificar o conteúdo. Se não tiver muito espaço use sacos.


10. Se você tem pouco espaço, aperfeiçoe o seu guarda-roupa.
 Evite cabides grossos, como os de madeira. Também deixe as roupas da estação na frente e as de outra estação no fundo da prateleira ou mesmo armazenadas em caixas no maleiro. E se quiser triplicar o espaço que você tem disponível, use embalagens com fechamento a vácuo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário